sex 22/09

Churrasco Perfeito: Temperos

Se a carne estiver congelada, retire a peça do congelador um dia antes do preparo e guarde-a na geladeira para que descongele devagar e não acumule líquido. Deixe-a em temperatura ambiente pelo menos uma hora antes de temperar e grelhar.

Lembre-se também de que a gordura não deve ser retirada das peças, porque as torna mais saborosas. Se preferir fazer bifes, siga o sentido das fibras ao cortar a carne, para que ela não fique dura. A vantagem é que as porções fracionadas ficam prontas mais rápido do que a peça inteira e podem ser preparadas para agradar a preferência de ponto de cada um (mal passado, bem passado ou ao ponto).

Carne vermelha: para temperar, aposte no clássico sal grosso, que salga na medida certa enquanto derrete na churrasqueira e ajuda a selar a carne, evitando que ela perca muito suco e resseque por dentro. Sabe aquela casquinha crocante e saborosa da carne de churrasco? O sal grosso ajuda a formá-la. O fino, por sua vez, penetra muito na peça, salgando-a demais. Pimenta do reino e ervas como alecrim e tomilho também são permitidas, mas esqueça os amaciantes de carne, que alteram seu sabor original assim como o alho e o queijo. Peças de boa procedência e bem escolhidas serão naturalmente macias. Em todo caso, se ficarem duras, transforme-as em bifes.

Frango: fica gostoso quando temperado com sal fino, pimenta do reino, alho ou ervas como o tomilho. Semente de funcho (erva doce) também realça o sabor. Se preferir, marine a carne com um pouco de vinho branco, 12 horas antes de ir para a churrasqueira. É só deixá-la de molho na bebida em uma vasilha ou em um saco plástico bem vedado.

Porco: deixe a carne marinar por duas horas em uma mistura de água (750 ml), vinho branco seco (750 ml), mel (três colheres de sopa), sal e pimenta dedo de moça picada a gosto.

Cordeiro: ervas frescas como hortelã ou alecrim casam muito bem com este tipo de carne. Pode-se também marinar o carré com azeite, vinho branco, tomilho e dentes de alho esmagados.

Peixes: podem ser marinados com suco de limão uma hora antes de irem para a brasa, ou temperados somente com sal e azeite.

Dica: todas as carnes devem ser temperadas pouco tempo antes de irem para a churrasqueira, exceto quando forem marinadas. Do contrário, o sal “chupa” o suco deixando-as ressecadas por dentro.

Alabarce, junto com você em todos os momentos.

Deixe o seu comentário

Veja Também

  • Rede Alabarce apoia atletas da cidade

    Paixão e muita luta: conheça a nossa Larissa Martins (a Magrela)   Em quase tudo na vida é necessário muito mais que querer para alcançar os nossos objetivos. Lutar por cada sonho faz parte do cotidiano de muita gente. É o caso da mogiana Larissa Martins (a Magrela), que entende muito de luta e de […]

  • Adega Alabarce – Perfeito para você

    Adega Alabarce está sempre recheada de opções para acompanhar bons momentos! Perfeito para você que quer conhecer o mundo do vinho através de rótulos nacionais e importados.

  • Picadinho de acém na cerveja

    Que tal aproveitar nossas ofertas para preparar uma receita deliciosa de Picadinho de Acém na Cerveja. Ingredientes 1 kg de acém cortado em cubos 4 colheres (sopa) de óleo 2 dentes de alho picados 3 colheres (sopa) de molho de tomate 1 lata de cerveja clara 1 xícara (chá) de caldo de legumes fervente 2 […]